Translate this blog

domingo, 12 de agosto de 2012

O ESPÍRITO SANTO: INCLUSIVO OU EXCLUDENTE?


Não discuto o Espírito Santo. Se Ele é uma pessoa ou uma força, se faz ou não parte  da Trindade, deixo para os teólogos discutirem. Não é minha seara entrar em discussões dessa natureza. Considero perda de tempo porque não há como provar ou fazer verificações. É possível especular, mas não tenho visto nenhum benefício nisso. Não vejo as pessoas sendo melhores por discutirem esses assuntos. O que tenho presenciado são disputas estéreis, arrogância, pretensão de ser o dono da verdade, divisão por futilidades, inimizades. Tudo que se discute sobre isso é com base no que os outros, os antepassados creram. Ora, os antepassados creram em tanta coisa  errada, defenderam tantos mitos, pregaram tanta heresia, eram tão dominados pelo preconceito que fundamentar doutrina no que disseram e fazer de disso um  ponto de discórdia, é estupidez. Ou será que somente os antepassados sabiam das coisas? Só eles dominavam o conhecimento? Só eles entendiam a verdade?   O que se aprendeu ou construiu depois deles não tem valor?
Parto de pressuposto de que Ele ( o Espírito Santo) existe, porque Jesus fez referência a Ele e falou da sua atuação. Jesus enfatizou o que Ele faz, a Sua ação, e não entrou em detalhe sobre o Ser, sobre quem Ele  é. Pelo menos é o que me parece. Por essa razão não divago sobre a Sua essência e  vou em busca do que as pessoas creem sobre Ele ou esperam Dele.
Jesus, por exemplo, acreditava que Ele contribuía para melhorar as relações das pessoas com Deus e  com o próximo. Ele falou sobre isso em João  16. Segundo Jesus Ele seria o orientador, o professor, o conselheiro, alguém que indicaria a direção de um comportamento humano desejável. Sua função, nessa perspectiva, é motivar a busca pela direção correta a seguir. Ainda nessa perspectiva não creio que seja correto afirmar, como fazem alguns, que o Espírito Santo está se retirando da Terra. Vejo os  homens buscando ser cada vez mais tolerantes, mais compreensivos, colaboradores. Se não estão conseguindo  estão, pelo menos, tentando, defendendo essa postura. Para mim isso é evidência do Espírito Santo.
Para os apóstolos Ele era o inclusivo, isto é, aquele que abre as portas para que entrem a nações. Os gentios foram alcançados pela influência Dele.  O pentecostes (At. 2-3) revelou essa Sua função; a função de atrair, "seduzir", oportunizar, incluir.
Paulo foi orientado por  Ele, através de um sonho, para  pregar  aos macedônios. Nessa perspectiva, Ele é o motivador da busca pelos perdidos, o cativador dos ariscos, o incentivador das casas de recuperação de drogados.
Para o cristianismo clássico Ele é o excludente. É o juiz, o separador da  escória, aquele que beneficia quem já está sendo beneficiado.
Segundo esses cristãos para receber o Espírito Santo é preciso superar fraquezas, abandonar os vícios, andar corretamente, etc. Os que ainda não conseguiram essas proezas não têm o privilégio de recebê-lo.  Essa visão parece estar na contramão do que Jesus disse. Segundo o registro do evangelista Mateus (Mt 9:12  ) Cristo disse que os sãos não precisam de médico. Os que se salvam a si mesmos podem  dispensar o Espirito Santo, os que já sabem tudo o que deve ser feito não necessitam dele. Os que sabem o caminho não necessitam  de guia.
Penso que é preciso rever o que se prega sobre o Espirito Santo deixando de lado questões especulativas, ou melhor, divergências originadas na especulação. É preciso pensar nos benefícios que Ele pode trazer, na  compreensão e tolerância que  pode resultar da Sua atuação, no avanço do conhecimento e no compromisso com a ética que pode vir em decorrência.
Precisamos de um Espírito Santo inclusivo. Chega de exclusão.

Nova Andradina, 12 de agosto de 2012.
Antonio Sales            profesales@hotmail.com