Há no evangelho segundo Marcos um texto que, no meu
entender, oferece alta dificuldade de interpretação. Talvez por não conhecer a
língua original em que evangelho foi escrito e por depender de traduções, vejo
como sendo muito difícil entender as palavras de Jesus registradas nos versículos
27 e 28 do capítulo segundo desse livro (Mc 2:27,28).
Segundo as versões tradicionais (Almeida Revista e
Almeida Atualizada) Jesus teria dito: "o sábado foi feito por causa do
homem e só homem por causa do sábado, porque o Filho do Homem até do sábado é
senhor". Confesso que como está traduzida me parece que a frase contém
certo grau de ambiguidade. Já li mais de uma interpretação, interpretações que
se contrapõem, e todas me pareceram ter uma certa lógica. Quando me deparo com
uma situação assim costumo criar minha própria interpretação, mas para isso
busco informações no contexto.
O problema tem a ver com colher trigo no sábado
para comer e tem também uma relação com os dez mandamentos. Dos dez mandamentos,
penso que podemos aprender algo que já escrevi em outros textos e vou repetir
aqui. Os dez mandamentos foram dados para reprimir um povo inculto que estava
saindo de um regime de mais de oito gerações de escravidão, ávido por vingança,
sem autocontrole e habituado a não confiar em ninguém.
O não matarás e outros “nãos” ali presentes visavam
cercear a agressividade do mais forte contra o mais fraco e impedir que os
abusos sofridos no Egito se repetissem. Na primeira parte dos mandamentos também
temos vários “nãos” com a finalidade de inibir a prática da idolatria cultivada
no Egito. No primeiro mandamento Deus se apresenta como o único em meio a
trovões, fogo e relâmpagos como forma de enfatizar que não precisavam de um
Deus para cada fenômeno natural.
No sábado Ele tenta recuperar a confiança do povo
instituindo um descanso obrigatório e provendo o maná como forma de dizer:
podem descansar em Mim. Vocês podem confiar no que Eu digo e nas soluções que
apresento.
Esse descanso não foi compreendido pelos judeus.
Eles se prenderam ao ato de parar um dia por semana e não ao descanso
espiritual que Deus desejava, isto é, descanso na confiança da provisão divina
durante a jornada. Paulo, apóstolo, diz isso em sua carta aos hebreus ( Hb
4:8). Hoje, diz Paulo, é preciso aprender que o descanso que Deus queria nos
ensinar é que devemos confiar a nossa salvação em Jesus. Da mesma forma que Deus
descansou da Sua obra na criação, isto é, da mesma forma como Ele se deleitou contemplando
o que fizera e dizendo: como é belo e bom, assim nós também devemos descansar
na graça sentindo o refrigério do prazer de sermos escolhidos para a salvação.
Com essa
retrospectiva penso que podemos voltar ao texto do evangelho de Marcos. Nessa
perspectiva Jesus teria dito: o sábado foi feito para que o homem aprendesse a
arte de descansar após tantos anos de cativeiro, mas saibam que o descanso em
minhas palavras é superior porque o que Estou ensinando é superior à guarda do
sábado.
Aprender a amar, servir, superar o egoísmo e abandonar
questiúnculas agrada mais a Deus do que guardar um dia por semana e ao mesmo
tempo viver a hipocrisia de salvar uma ovelha
e permitir que um homem morra. É mais aceitável servir do que defender um dia sem
respeitar o direito do outro.
Cristo disse: Sou Senhor (superior) ao sábado e a
prática do que ensino vale mais do que o ato de ficar sem trabalhar no sábado.
É isso que entendi.
Antonio Sales
profesales@hotmail.com
Nova Andradina, 29 de setembro de 2014.
Penso semelhantemente, e acrescentaria: o homem é mais importante que o sábado, do que a guarda do sábado, do que as abstinências do sábado, dando como exemplo o que Davi, em necessidade, fez, entrando no templo e comendo os pães da proposição.
ResponderExcluirAmigo J.Rubens, obrigado pela contribuição
ResponderExcluirO SÁBADO foi feito por causa do homem assim como a frutas foram criadas por causa do homem Gn 1:29 sem as sementes (arroz feijão etc) e sem frutas o homem não vive; assim como sem descanso fica insuportável, então criou Deus um dia especial para que o homem mude a sua rotina e assim faça algo diferente tipo adorar a Ele ou quem sabe cultivar as amizades etc. o mais bom e preciso é que devemos agradecer por isso e obedecer os seus mandamentos, vale lembrar que este dia é um sinal entre Deus e seu povo Ez 20:20 e temos que fazer parte deste povo até porque Deus tem um só povo.
Excluiracredito que a guarda do sábado esta completamente vinculado ao judaísmo, já que povos do oriente tinham esse costume de cultuar seus deuses em dias específicos. percebo então que a pratica da guarda do sábado se torna irrelevante para a igreja pois ela não se trata de um mandamento de cunho moral,mas litúrgico e característico ao judaísmo no oriente médio .porque deus precisaria da guarda do sábado? da a ideia que Deus precisa de símbolos, liturgias, dogmas pra ser entendido, pra ser cultuado, não se vê nos documentos do novo testamentos uma imposição doutrinaria a respeito do sábado, se os discípulos guardavam o sábado era porque eram judeus, não existe uma base teológica que afirme com fundamentos irrefutável.
ResponderExcluirTiago, obrigado por sua contribuição.
ResponderExcluirNão vejo dificuldade em entender este texto.Jesus disse que o homem tem mais importancia que uma lei,pois essa lei,foi criada para servir ao homem e não o contrario.Quando Deus deu a lei para Israel,queria que eles observassem a essência dela e não o ritual.A essência da lei é o amor,pois quem ama obedece a Deus e não prejudica seu próximo.Jesus mostrou esta essência quando disse que toda lei depende de dois mandamentos...amar a Deus e ao próximo!Deus nos ama como ser humano e como filhos e por isso fez lei para preservação da raça humana em sua nação escolhida.Jesus tambem mostrou nesta passagem biblica que a graça que viria através do seu sacrificio,teria esta marca...a marca do amor,onde o ser humano tem MUITA importancia pra Ele!
ResponderExcluirMuito bem, Carlos
ResponderExcluirQuando a graça de Deus inunda o coração muita discussão perde o sentido
Ola, concordo em partes mas queria analisar o seguinte o penúltimo paragrafo ( aprender a amar e superar o egoismo) .... Como posso superar meu egoismo c trabalho sete dias por semana?? Qndo sobra tempo para o próximo?? E ainda qc tiro uma folga e BASEADA no comercio e n em fazer o bem?? qndo deixo meu interesse d lado? alem da outra questão: Amar c n mato n robô isso n m difere d muitos "gentios" rsrs mas no sábado digo d maneir a pratik q Deus crios os céus a terra e o q neles ha....alem do mais o sábado foi estabelecido antes dos judeus e em Isaias 66,22-23 nos afirma q mesmo na Nova Jerusalem sera um dia especial pq isso q eh desde a fundação do mundo e vai ate a Nova Jerusalem seria interrompido da morte ou vida d Cristo ate sua vinda nas nuvens?? duvida minha.... Minhas opiniões rsrs Ótimo dia a tdsDeus os abençoe
ResponderExcluirFernando as suas questões mostram que o texto não é fácil de entender. No entanto, posso afirmar que mara o próximo não depende um guardar um determinado dia por semana, basta que se tenha condições humanas, isto é, que não se esteja sendo violentado, por exemplo.
ResponderExcluirClaro que outros fatores também interferem, mas penso que entre eles não está a FIXAÇÃO de um dia específico para descansar. É possível aprender amar em outro dia.
Diego Henrique 10 de janeiro de 2016
ResponderExcluirEU acho que pra entender esse texto tem que ter uma boa base entre a LEI MORAL VS A CERIMONIAL.Tipo lei moral a real e cerimonial cédula de ordenança. A moral FOI ESCRITA POR DEUS EM ÊXODO E A CERIMONIAL POR MOISÉS NO LIVRO. Então tudo se resume ao fato de jesus se DEUS na forma humana e com a sua vinda reeducou a humanidade que já tinha perdido a credibilidade moral que tinha cido estabelecida no seu espirito.
ResponderExcluirlegal seu blog mesmo sendo novato gosto como vc aborda as assuntos teológicos....
ResponderExcluirlegal seu blog mesmo sendo novato gosto como vc aborda os assuntos teológicos.....estou copiando de novo por causa dos erros de ortografia desculpa ai e valeu ótimo trabalho o seu...
ResponderExcluirObrigado amigo leitor. Tenho escrito pouco ultimamente, mas pretendo voltar à ativa. Feliz 2016
ExcluirBoa noite. Entendo que o que Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado é prova do grande amor de Deus. O sábado foi criado para a alegria do homem. Seu descanso após seis dias de trabalho. Os fariseus colocaram fardos que nem eles podiam carregar sendo que o sábado é benção e não fardo. Qualquer situação urgente que requeresse um esforço e fosse em benefício da vida humana não haveria culpa do tipo quebrantamento do sábado pois o sábado foi feito para o bem do homem. Escolher qualquer dia para fazer o bem OK, mas o dia que devemos chamá-lo de deleitoso e digno de honra segundo Isaías é o sábado. Um abraço.
ResponderExcluirBoa noite. Entendo que o que Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado é prova do grande amor de Deus. O sábado foi criado para a alegria do homem. Seu descanso após seis dias de trabalho. Os fariseus colocaram fardos que nem eles podiam carregar sendo que o sábado é benção e não fardo. Qualquer situação urgente que requeresse um esforço e fosse em benefício da vida humana não haveria culpa do tipo quebrantamento do sábado pois o sábado foi feito para o bem do homem. Escolher qualquer dia para fazer o bem OK, mas o dia que devemos chamá-lo de deleitoso e digno de honra segundo Isaías é o sábado. Um abraço.
ResponderExcluirEfraim. Evidentemente que não tenho a pretensão de ser o dono da verdade e nem tenho a pretensão de ser convincente ao ponto de convencer todos sobre aquilo que defendo. No entanto, penso que esse discurso de que Deus nos deu o sábado por nos amar ou para nos dar prazer é um ponto de vista de alguns teólogos que tendo pregado sobre a obrigatoriedade do sábado não conseguem mais voltar atrás e se veem na obrigação de arrumar subterfúgios intelectuais para convencer os seus adeptos.
ResponderExcluirPenso que oque Jesu quis dizer é que há coisas mais importantes do que guardar o sábado
Efraim, Peço desculpas pelos erros de digitação no texto anterior e reforço a minha convicção de que o texto em pauta, isolado do contexto, é ambíguo permitindo várias interpretações. No entanto, penso que ao se referir a Davi o Mestre estava nos alertando que o sábado não deve servir de empecilho para que cumpramos o nosso dever de pais (prover a família), de profissionais (atender o cliente que necessita e não pode esperar), etc. Quando falo em atender cliente que necessita e não pode esperar pensa-se nos serviços de saúde. No entanto,um borracheiro, um taxista, um chaveiro, um frentista de posto, etc, se deparam frequentemente com clientes que não podem esperar.
ResponderExcluirA guarda do sábado, conforme imposto por algumas religiões, é limitadora demais.
esse texto e no meu ver mostra claramente que o sábado foi feito para beneficio do homem foi feito para beneficiar o homem quando lemos em Gênesis 2:1 a 3 la fala que Deus Abençoou o sétimo dia e conforme êxodo 20:8 a 11 o sétimo dia e o sábado. então fica claro que se ele abençoou e abençoado ou seja quem observa recebe uma benção esse e um raciocínio logico sendo que Deus quer o bem da humanidade ele separou o sábado para beneficio do homem assim entendo MARCOS 2:27,28. shalom sou Adventista do 7 dia
ResponderExcluirLucas, que bom que você também se manifestou. O limite entre o que se disse e o que se quis dizer, por vezes, é tênue. Alguns textos deixam isso bem claro, outros não.
ResponderExcluirJesus discutia o uso do sábado.As pessoas não deviam servir ao sábado, mas serem servidas por ele. Da mesma forma que não se deve viver para trabalhar mas trabalhar para viver.
Evidentemente que a vida atual trouxe um elemento complicador nessa relação trabalhista que é a questão do horário a ser cumprido, mas o trabalho, em si deveria não ser obstáculo à felicidade do homem como, por vezes, se torna pelas exigência atuais.
Falei do trabalho porque se ficarmos preso ao sábado ficaremos girando em torno de um ponto que, no caso, está obscuro. Saí um pouco para tentar olhar o problema de fora, com outro olhar.
O que falei do trabalho pode ser aplicado ao sábado porque assim como o trabalho atual tem regras fixas que limitam a nossa ação e diminui o prazer de trabalhar, o sábado, quando regido por regras, limita o bem-estar que deveria produzir.
Jesus tentou dar, ao homem, a liberdade de escolher o que fazer no sábado. Usar o sábado para o seu bem-estar. Se lhe fizesse bem colher no sábado, deveria colher. e lhe fizesse bem visitar alguém no sábado, deveria visitar. Se lhe fizesse bem ficar na oficina servido ao próximo ou ocupando tempo com algo útil, deveria fazer.
Penso que tememos a liberdade e, por isso, buscamos estabelecer regras, buscar normas, justificativa para certos dogmas, etc.
Assim, como não tem como dizer trabalhe neste serviço ou em tal horário que vai se sentir feliz, também não se pode dizer: guarde o sábado de tal modo que ficará feliz. Essa regra nos coloca a serviço do sábado, porque é ele quem deve ser respeitado. Enquanto se dissermos use o sábado a seu favor, é diferente.
Calisto, bom dia
ResponderExcluirVocê tem razão. O homem não vive sem descanso, mas não é isso que se questiona, o que se questiona e se somente o sábado serve para isso.
Também se questiona se o descanso é somente físico. Porque se for somente físico qualquer dia dia serve, portanto deve haver algo mais implícito no texto que fica a cargo do leitor interpretar.
Deus quis dizer, que o Homem antigamente, precisava do sábado pra lhe equilibrar nas atividades e adoração, agora Jesus nos mostra que ele é suficiente, e aproximando-nos dele, os dias não são precisos.
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