Translate this blog

sábado, 23 de julho de 2016

A IGREJA NO MUNDO


Por vezes se diz que a igreja é uma instituição criada por Deus para atender propósitos específicos da comunidade tais como: trabalho em conjunto, ajuda financeira aos mais carentes, proteção alimentar, etc.
Penso que esta é uma visão muito restrita do papel de igreja. Também não creio que Deus tenha criado a igreja como uma instituição para servir à comunidade.
A igreja é criação humana para se proteger dos ataques pagãos e da perseguição promovida por alguns grupos ou mandatários. É uma instituição criada para a autoproteção. Nasceu para viver "fechada", voltada para si mesma, para o isolamento. 
Hoje temos dois grupos de igrejas ou denominações religiosas. Um grupo é composto pelas igrejas tradicionais. Suas portas se abrem somente para fazer prosélitos, angariar adeptos, mas não para receber ideias, para conviver com as diferenças, para orientar a convivência tolerante.
Suas portas são fechadas  no sentido de que ela (a igreja tradicional) está voltada tão somente para o futuro, para a vida no além, longe das mazelas da atualidade, numa cidade de ouro e cristal. Não se preocupa com o preparo dos seus membros para o enfrentamento proativo dos problemas da vida atual: empreendedorismo, aconselhamento, mediação de conflitos entre vizinhos ou familiares, inserção responsável na vida pública, entre outras coisas que podem e precisam ser desenvolvidas por pessoas íntegras e competentes. A assertividade dos membros é cobrada, mas não estimulada ou orientada.
Outro grupo é composto pelas igrejas não conservadoras. O leque é amplo variando do evangelho da prosperidade, passando pelas que são  quase conservadoras, até aquelas que parecem existir sem um propósito social definido.
Dentre deste segundo grupo temos as igrejas que promovem assertividade com um enfoque no egoísmo, na autopromoção financeira  e social. O pensamento está centrado nas “bênçãos” que se pode usufruir sendo assertivo. Temos aquelas que, ao que parece, nem sequer pensam que o cristianismo existe para ser “o sal da terra e luz do mundo”.
Nas igrejas tradicionais, ser o sal da terra é manter-se isolado para evitar corromper-se. Para os “seguidores do evangelho da prosperidade”, ser o sal da terra é mostrar que se pode ficar rico sendo evangélico. Para algumas igrejas, ser o sal da terra é um jogo de palavras que ainda precisa ser esclarecido.
A igreja não foi criada por Deus. Ele nos chamou para sermos cristãos, para estarmos no mundo, inseridos na comunidade. Ele não queria que saíssemos do mundo (Jo 17:15-17), que nos isolássemos ou que nos transformássemos em proselitistas, mas que levássemos para a comunidade um estilo de vida.
Antonio Sales
Campo Grande, 23 de junho de 2016.




7 comentários:

  1. A forma com que disserta o texto, demonstra uma reflexão mais aprofundada. Bom seria, se todos buscássemos esta forma de observar as coisas. "Quanto mais estudo, mais sabedoria!". Você me fez ver algo diferente em todos os seus textos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos SORTEAR uma BOLSA INTEGRAL para o CURSO DE TEOLOGIA.

      institutoedukar@hotmail.com - zap: (71) 983784882

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vamos SORTEAR uma BOLSA INTEGRAL para o CURSO DE TEOLOGIA.

      institutoedukar@hotmail.com - zap: (71) 983784882

      Excluir
  3. Que bom ter achado este blog. Tem sido esclarecedor. Espero que continue.Juiz de Fora MG. 24/10/2017

    ResponderExcluir
  4. Vamos SORTEAR uma BOLSA INTEGRAL para o CURSO DE TEOLOGIA.

    institutoedukar@hotmail.com - zap: (71) 983784882

    ResponderExcluir
  5. Boa colocação professor, as igrejas foram criadas no intuito de promover a ordenança dos povos e suas crenças, pois naquela época existiam centenas de crenças e uma coleção variável de manuscritos. A desordem em Roma fez com que Constantino imperador de Roma interpretasse Deus com os seus próprios interesses que não tinha nada a ver com interesses religiosos e sim com interesses políticos. Criou o Concilio de Misséia onde os bispos e conselheiros escolheram alguns livros que por aprovação do imperador entraria no livro sagrado, ele criou a definição total de como Deus deve ser entendido onde as igrejas daquela época e as de hoje se beneficiam do livro sagrado por interesses financeiros. Em vez de trazer graça que significa benção gratuita, criaram liturgias e dogmas para venderem as graças. Nos outros evangelhos dos 4 diziam que Deus só tinha um filho, Jesus.
    Já a confirmação de Tomé, era que todos nós poderiamos ser filhos de Deus.
    Quando conhecerdes vós mesmos então sereis conhecidos, e entendereis que sois filhos do Pai vivo.
    Ele mostra que podemos ter relações com o Pai
    sem termos igrejas, padres ou bispos.
    Muitos padres se sentiram ofendidos com os gnósticos, e por esse motivo o evangelho de Tomé foi considerado
    herede.Então temos uma definição clara de que deus não entra em templos feitos por mãos humanas. Nessa passagem entende-se que a igreja de cristo é quando uma ou mais pessoas unidas em oração a deus. Outra passagem diz que. Se em seu quarto ajoelhar-se e pedir em secreto a deus, seu deus em secreto te escutará e te recompensará, dando a entender que não precisa ir a igreja pra ter comunhão com deus.

    ResponderExcluir