Translate this blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Postulados da Fé



Com o significado de “pedir para aceitar” um postulado é um ideia fundamental em qualquer campo do conhecimento humano. Um postulado é o ponto de partida na construção de uma teoria. É a ideia inicial que não está posta em discussão, que é aceita como verdadeira sem explicação. Pode-se aceitar ou rejeitar um postulado nunca, porém, discuti-lo.  Propor a discussão de um postulado é o mesmo que rejeitá-lo.
O postulado fundamental da fé cristã é a existência de Deus e pode ser expresso nas palavras: Deus Existe.
A existência de Deus não pode ser demonstrada ao modo dos geômetras e não pode ser negada sem deixar de ser cristão. Nenhum arrazoado é suficientemente lógico para provar a existência de Deus.
Dirá algum leitor: “mas há evidências”.
Há, sem dúvidas, evidências. Tantas evidências quantas se quiser ter porque uma evidência é resultado de um postulado. Ela é construída a partir dele.
Quem postula a existência encontra (ou constrói?) evidências a favor. Quem postula a não existência encontra (ou constrói?) evidências contra.
Há um exemplo rústico, mas que me parece eficaz para ilustrar esse pensamento. Um cônjuge ciumento postula que está sendo traído pelo outro e a partir desse ponto constrói (ou encontra?) evidências por toda parte. Se o cônjuge atrasa estava “aprontando” e se chega mais cedo está disfarçando. Se sorri para alguém está conquistando, se passa sem ver, ou distraído, está fingindo. Se atende ao telefone demoradamente está agendando encontro e se a linha cai, desligou para não ser apanhado.
Portanto, evidências são construções pessoais a partir do postulado.
Um segundo postulado da fé cristã pode ser expresso nessas palavras: Deus Se revela ao homem. Desse postulado surge a Bíblia.
Na Bíblia encontramos evidência da sua origem divina. Quem não crê que Deus tenha se revelado através dos profetas hebreus encontrará em suas páginas evidências de que ela é produto humano.
Quem é criacionista encontra evidências da criação por toda parte e quem é evolucionista, evidências da evolução. Sou criacionista, mas sei que estarei perdendo tempo em discutir com um evolucionista. Creio em Deus, mas tenho que aprender a respeitar os ateus. Creio na inspiração divina da Bíblia, mas perderei tempo se tentar convencer quem não crê.
Postulei que os judeus construíram um deus truculento para justificar as ações que cometeram contra os povos de Canaã. Guerrearam em nome desse deus e precisavam manter esse postulado em vigor. De acordo com esse meu postulado o Deus pregado por Jesus não era o mesmo deus dos judeus e já registrei nos artigos anteriores as evidências que encontrei em favor do meu postulado. Acrescento mais uma.
Os judeus rejeitaram a Jesus porque Ele não trazia nenhum resquício do deus deles ou indicativo de ser filho desse deus. O deus hebreu mandaria o seu filho para guerrear contra os romanos e o Deus de Jesus enviou o Seu filho para aconselhar o povo a andar a segunda milha. Ele disse: “E, ao que quiser pleitear contigo e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.”(Mt 5:40,41).
Segundo alguns comentaristas os soldados romanos costumavam humilhar um judeu fazendo-o carregar a sua bagagem pessoal por uma milha. Os judeus esperavam que o filho do deus deles fosse suficientemente ousado, como fora o pai, para humilhar os romanos. Jesus os decepcionou. Encontraram evidências de que Ele era um embusteiro. Se Ele não tinha competência para enfrentar os romanos como poderia falar em ressurreição?. Ver Mt 27:63.
Portanto, caro leitor, a sua fé está baseada em postulados. Você encontra na Bíblia aquilo que os seus postulados determinam. Você encontra na sua religião as evidências de verdade que os seus postulados lhe permitem construir.
Postulei que Jesus não é o mesmo deus dos judeus e encontrei evidências disso nas Escrituras. Se você postular o contrário de mim por  certo verá nesses mesmos textos evidências a seu favor. Faça o teste e depois comente comigo.

Nova Andradina,26 de agosto de 2011.
Antonio   Sales                                profesales@hotmail.com

2 comentários:

  1. Princípio da apologética, sensacional professor. Parabéns pelo escrito.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem elaborado, explicativo e fácil entendimento e compreensão. Contribuiu ainda mais para o que tenho buscado a aprender. Parabens!!

    ResponderExcluir