A teóloga Jo Ann Davidson(*) ao abordar esse tema provocou-me os seguintes questionamentos, que reparto com o leitor.
Leio em seu texto:
“A história humana é uma série de eventos sem sentido? Ou há um rumo central em direção a um objetivo específico, tudo de acordo com um plano? A Bíblia deixa claro que a segunda opção é a verdadeira. Os escritores da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, insistem em afirmar que Deus dirige a história e Se revela nela.
No entanto, nem tudo na história revela a vontade de Deus: os seres humanos são livres para fazer más escolhas, que acabam influenciando a história. A questão é: o fato de que Deus atua na história não significa que Ele causa tudo que acontece. Em vez disso, significa que, apesar das maquinações e da maldade do ser humano, Deus está presente, executando Sua vontade soberana e trará a história da humanidade a um fim grandioso e glorioso.”
Foi dessa perspectiva que minhas questões surgiram. A história tem um propósito pré-definido? A história está em construção ou já está previamente planejada? Como conciliar a ideia de que Deus dirige, mas não a determina? É possível coordenar e não influenciar?
As civilizações constroem, cada uma delas, a sua história (determinam os seus fatos históricos) ou são os fatos históricos que determinam as civilizações? Dito em outras palavras: as civilizações são produtos ou são as causas da história?
Será que as duas coisas acontecem juntas? Nesse caso, onde entra a ação divina?
Será que as duas coisas acontecem juntas? Nesse caso, onde entra a ação divina?
Se definirmos que Deus dirige a história, pergunto: qual história? A história secular (política, econômica, etc.) ou a história da salvação? Tenho a impressão que a teóloga misturou as coisas (ou eu misturei?).
Apenas para esclarecer algum leitor que nunca se ateve a esses detalhes:
São fatos (alguns deles) da história secular: guerras, sucessões presidenciais, alterações das leis, recessões ou prosperidade.
São fatos (também somente alguns) da história da salvação: a crucifixão, o pentecostes, o êxodo, o nascimento de Cristo, a conversão de Paulo, etc.
Se Deus dirige a história secular por que os religiosos insistem em afirmar que o mundo vai de mal a pior? Isso não depõe contra Deus?
Se Deus dirige a história da salvação por que alguns insistem em determinar condições para o recebimento do Espírito Santo, etc., como se Ele viesse quando nós o determinarmos? Se Deus está no comando, precisa da ação humana?
Eu, pessoalmente, creio que Deus dirige somente a história da salvação. Todos os demais fatos são produzidos pelo homem. Por acreditar assim não participo de projetos em favor do derramamento do Espírito Santo, por exemplo. Ele virá quando Deus determinar.
Mas a autora citada inclui um subtema em seu trabalho: " o grande conflito e a história". Da exposição feita por ela fiquei com algumas questões também. Fiquei com a impressão de que na luta entre o bem e o mal Deus está pondo os homens para lutar (e morrer no front) contra um inimigo que Ele poderia ter destruído sozinho. "Tudo se desenrola no contexto desse grande conflito" afirma ela. Se esse tudo inclui a história secular a minha impressão parece não ser exagerada.
É justo Deus agir assim? Onde está o equívoco das nossas interpretações?
São muita questões, concordo, mas creio que os teólogos podem nos ajudar.
São muita questões, concordo, mas creio que os teólogos podem nos ajudar.
Nova Andradina, 03/03/2012
Antonio Sales profesales@hotmail.com
(*) DAVIDSON, Jo Ann. A Bíblia e História. In: DAVIDSON, Jo Ann. Vislumbres do Nosso Deus. Lição da Escola Sabatina de 03 de março de 2012. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.
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